terça-feira, 16 de setembro de 2008

A hora de fechar


Até que horas devo trabalhar?Até que ponto vale a pena ficar 3 horas,4 horas a mais no trabalho?Sempre tive essa dúvida.E a resposta, penso eu, esta na nossa capacidade de avaliar.tem dois tipos de pessoa que tenho agonia :aquela estilo funcionário público que ás 17:59 já esta desligando o pc,haja o que houver e aquela que deixa pra fazer tudo depois das 18:00.Ficar até mais tarde com cliente marcado é uma coisa, você combina, vale a pena, tudo certo.Agora ficar fazendo trabalho que poderia ter sido feito durante o dia, ficar esperando pra ver se alguém entra na loja pra fazer mais uma vendinha,é outra.Sabem porque?


Porque é mais perigoso do que rentável,pra tudo dar certo na vida,precisamos de regularidade, de normas e de limites.Além do que,ficar sozinha na loja até tarde é perigoso, é mais fácil voce se dar mal do que bem e esses riscos devem ser calculados.


Quando trabalhava no aeroporto, a dona da empresa uma vez me disse : Quando for 23:00 vc fecha, não fique aberto depois do horário estabelecido.Ordem até estranha vindo de patrão que se espera que queiram que o funcionário trabalhe mais possa.E eu não entendia sua lógica,pq haviam vôos q chegavam além desse horário e as outras agencias fechavam e eu pensava: se só eu ficar,só eu poderei atender essas pessoas...


Mas a experiência da dona eu não estava levando em conta.E, as vezes, ficava mais 1 pouco, na ansia de fazer mais uma vendinha.E o que acontecia?Só entrava sapos!


As pessoas chegavam no aeroporto e encontravam tudo fechado e só a agência que eu trabalhava aberta, com sofá, maquina de expresso e tv, advinham pra onde iam esperar suas caronas?


Realmente ninguem comprava nada aquela hora, só me punham pra trabalhar...-Olha aí quanto ficaria pra eu ir pra Natal?E agora se eu fosse pra Curitiba?Só isso, fora o perigo de fechar a loja sozinha.


Hoje,como sócia da empresa, peso muito esse lado,tem dias,claro, que preciso ficar até tarde,mas aí é combinado e tem sempre mais gente.Mas ficar porque não fez o que teve o dia todo pra fazer não fico, posso me dar mal por isso, além do que,tenho que estabelecer limites para ter respeito dos meus clientes também.E também não gosto que funcionários façam isso,´põe em perigo ele e minha empresa, não deu tempo?Chegue mais cedo ou aprenda a se organizar melhor.


Isso serve pra mim também!

4 comentários:

Dani Vitrolinha disse...

É isso mesmo... também acho que se tem hora pra abrir tem que ter hora pra fechar, os funcionários, clientes e até mesmo os socios tem que se adequar ué...

beijooo.

Simone - Pique-Pega disse...

Seguran'ca em primeiro lugar, t'a certa!

Simone - Pique-Pega disse...

To sumida nao Taderbal, so nao estou entrando muito no msn. MAs estou por aqui.
E at'e parece, ter vcs por aqui eh tudo de bom!
Beijossss

Karen disse...

verdade, concordo plenamente com vc!!!
que todos se adequem a isso!

bjs